quarta-feira, 30 de março de 2011

O PODER DA ENFERMAGEM!!!!

Incrivel como ate hoje nao sei como entrei na Enfermagem. Em principio sempre soube que eu tinha um carinho todo especial pela saude, mas nao sabia aonde coloca-lo. Tentei vestibular para areas totalmente diferentes e cai de gaiato na Enfermagem por puro incentivo da esposa do meu pai. Acreditem: ninguem na  minha familia sabia o que era uma Enfermeira! Para eles tecnicos, auxiliares, Enfermeiros e afins eram tudo a mesma coisa. O medico eles sabiam!! Por eu morar numa cidade que hoje tem 100.000 habt mas que a 7 anos atras era bem menos desenvolvida, o fato de alguem escolher ser Enfermeiro era sinonimo de pobreza (por nao ter dindin para cursar Medicina) ou pelo fato de ser mulher e ter que fazer algum curso superior. Eu pelo menos tambem nao conhecia nenhuma Enfermeira.
Ao longo dos 4 anos foi uma descoberta incrivel de paixao! Me descobria a cada dia dentro da profissao e via que existia pessoas sim, que embarcaram nesse navio por vocaçao nata. Admiro e muito essas pessoas! Descobri que a Enfermagem é muito mais que o ato de cuidar!! Descobri que a Enfermagem significa se entregar porque nao conheço NENHUM Enfermeiro que nao veja o paciente no todo e que nao se entregue no todo para ajuda-lo. E ai defender a Enfermagem virou a minha causa!!!
A Enfermagem tem um poder indescritivel. Ela é disseminadora e agregadora. O Enfermeiro é indispensavel na equipe e em uma comunidade. Acho uma pena a falta de interaçao e entendimento nessa classe tao linda. Penso que no dia que entedermos o nosso valor politico/social e valorizarmos e nos sindicalizarmos de maneira coerente muitas das nossas causas serao ganhas com mais facilidade.
Um grande beijo
Vanessinha

4 comentários:

  1. Cara Vanessa. Sou Médico Auditor há alguns anos, e durante este tempo aprendi que a participação do corpo de enfermagem, é o fator diferencial da Qualidade dos serviços prestados ao paciente. De que me adianta ter um hospital com doutores "medalhões", estes não prestam o atendimento diário ao paciente. Se neste suposto hosppital não houver um excelente corpo de enfermagem, de que me valerá ter os "medalhões" e os melhores equipamentos.
    Abraços e estou seguindo o seu Blog e parabenizo a voce pelo texto.
    Aroldo

    ResponderExcluir
  2. Poxa Aroldo muito obrigada. Espero que todos possam atingir a mesma consciencia que vc tem.
    beijo grande!!

    ResponderExcluir
  3. Também estou junto nesta batalha na valorização da nossa profissão! Estou te seguindo e passe no meu blog para trocarmos mais informações, abraço!

    ResponderExcluir